domingo, 25 de abril de 2010

Boas novas aos pequenos agricultores butiaenses



Uma nova visão em relação ao setor primário se consolida a cada dia em Butiá. Antes da atual administração - mais especificamente no governo de Fernando Lopes do Partido Progressista (PP) - a opção era pelo "auxílio" aos grandes proprietários e a agricultura empresarial.

Por termos um lado bem definido - dos pobres e excluídos - optamos publicamente pelos pequenos produtores e pela agricultura familiar. É ela quem põe alimento na mesa dos brasileiros e o auxílio às pequenas propriedades significa o auxílio a um número bem maior de cidadãos e cidadãs. Desta forma, esta escolha é também mais democrática e gera mais emprego.

Com todas as dificuldades - tanto de ordem orçamentária como estrutural - o Governo Municipal através da Secretaria Municipal de Agricultura e Proteção ao Meio Ambiente vêm desenvolvendo diversos projetos para beneficiar nossos trabalhadores e trabalhadoras do campo, da agricultura familiar. Uma das ações mais importantes neste sentido em 2010 é a compra de alimentos de pequenos produtores para confecção da merenda escolar da rede pública municipal de ensino.

Os 30% mínimos de alimentos adquiridos da aqgricultura familiar para merenda escolar é uma política revolucionária do Governo Lula através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (www.mda.gov.br) e Butiá está sendo um dos municípios pioneiros a colocar em prática esta importante ação.


Veja abaixo a matéria publicada na Edição 596 de 23/04/2010 do Butiá Notícias:

De 19 a 29 de abril, a Prefeitura Municipal de Butiá estará realizando uma Chamada Pública para compra de gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar que serão utilizados na merenda escolar da rede pública municipal de ensino. Os produtos a serem adquiridos nesta primeira chamada serão alho, banana, batata doce, batata inglesa, bergamota, beterraba, cebola, cenoura, couve-flor, laranja, maça, mamão, moranga, pimentão, repolho, tempero verde, tomate e vagem.

Segundo o Secretário de Agricultura e Proteção ao Meio Ambiente Everton Pereira “esta Chamada Pública é uma conquista de todos os pequenos agricultores de Butiá. Trata-se de um momento histórico onde pela primeira vez em nosso município o poder público lança esforços para fomentar o desenvolvimento da agricultura familiar de forma tão direta. Teremos mais duas chamadas este ano e a partir de 2011 serão quatro chamadas anuais, com contratos de três meses de vigência cada. É realmente um importante passo no sentido de gerar emprego e renda no campo para aqueles que mais precisam.”

Os produtores poderão participar da Chamada tanto individualmente por CPF ou através de grupos formais com CNPJ, como cooperativas e associações. Para fazer parte do processo, os participantes devem possuir propriedade com até 4 módulos de terra (80 hectares). Os interessados devem buscar informações na Secretaria de Agricultura e Proteção ao Meio Ambiente, na Secretaria de Educação ou no escritório da Emater.

Nenhum comentário:

Postar um comentário