domingo, 22 de julho de 2012

O campo pautando as eleições em Butiá


Por: EVERTON PEREIRA
Em: Butiá Notícias (20-21/07/2012)

Quando fui por três anos Secretário Municipal de Agricultura e Proteção ao Meio Ambiente em Butiá, tive a honra e o privilégio de ser protagonista ao lado de trabalhadoras e trabalhadores rurais, de uma nova etapa de desenvolvimento para o nosso município. Não mais nos limitamos ao velho chavão da “indústria, comércio e carvão” como norteadores de nosso progresso econômico. Mas ousando em pensar grande, em sonhar com um desenvolvimento sócio-econômico que vislumbrasse na produção rural sustentável como mais um colaborador para o tão sonhado crescimento de nossa terra. Para além das monoculturas, pensamos em diversidade econômica e dissemos: quando o campo produz a cidade cresce. O esforço comum entre a Prefeitura Municipal, a Emater, os produtores rurais e as associações de moradores da zona rural criaram um ambiente novo de participação popular nunca antes vivenciado pelos moradores de nosso imenso interior. Este apoderamento do homem do campo resultou numa tomada de consciência não só dos trabalhadores e produtores rurais, mas também dos trabalhadores e trabalhadoras da cidade e de uma classe política que pela primeira vez em uma eleição dá àqueles que produzem o alimento que comemos em nossas mesas no dia-a-dia, o espaço merecido na disputa eleitoral que se inicia e nas respectivas chapas e o que é melhor, nas majoritárias.

Não é por acaso que dos cinco candidatos que concorrem ao cargo de prefeito de nosso município, três deles possuem produtores rurais e moradores do interior como candidato a vice. Com todos estreitei meu vínculo de amizade nas andanças da Gestão Participativa pelo interior, naqueles saudosos anos em que estive a frente da Secretaria de Agricultura. Assim foi com seu Nilo Oliveira Machado, meu amigo “Machadinho” pelo qual tenho muito respeito e admiração pelo seu espírito democrático e por sua experiência como homem do campo. Ele que é vice na chapa de Fernando Lopes do PP. Meu professor da época de juventude e grande amigo, Ivan Rodrigues também um dos produtores rurais modelos de nosso município, hoje disputa o cargo de vice na chapa do PSB ao lado do Ratinho. Da mesma forma conheci Paulo Yugueiros, um dos trabalhistas mais antigos de Butiá que é vice na chapa de meu grande amigo Carlinhos da Charrua do PDT. Esta nominata de peso, que não ousarei aqui classificar por ordem de importância, pois além de serem todos meus amigos, são todos políticos do mais alto calibre e o que é melhor: produtores rurais que orgulham o chão em que plantam e produzem. Eles representam muito mais que projetos partidários ou de coligações. Eles representam consciente ou inconscientemente que Butiá definitivamente começa a acordar do sono e a olhar com seriedade para o seu interior. É certo que neste momento, por se tratar de época de eleições, o que esta em jogo são os votos do homem e da mulher do campo. Mas que bom! Que bom que eles estão sendo visto, enxergados com o mesmo, ou até mais, valor que o do povo da cidade. Se de cinco candidaturas, três ousou dar destaque a produtores rurais é que o projeto de desenvolvimento para Butiá agora definitivamente passa pelo interior e isso não foi por acaso. Foi pela luta de trabalhadores do campo e pelo espaço conquistado para discutir projetos e captar recursos.

Lembro dos tempos em que Minas do Leão era distrito de Butiá e que o vice de uma chapa a prefeito era sempre um leonense por questões estratégicas. Agora, os tempos são outros. Dá-se a mesma importância ao nosso interior rural que se dava a um distrito com as capacidades de uma cidade e isto é muito positivo. Confesso que em meio a tantas desilusões ideológicas e pessoais que o mundo político eleitoral me trouxe é com grande entusiasmo, que independente de partido, faço esta leitura otimista sobre o atual quadro político municipal. Que vença o melhor, o mais honesto, o mais justo, o mais capaz de transformar positivamente nosso município e que saiba honrar os votos de nossos trabalhadores e trabalhadoras da cidade e do campo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário