domingo, 16 de setembro de 2012

Debate já!


Por: EVERTON PEREIRA
Em: Butiá Notícias (15-16/09/2012)

O Movimento Queremos Transparência nas Eleições Municipais de Butiá criado há duas semanas no Facebook e que já tem a adesão oficial das coligações “Butiá Pode Mais!”, “Renovação com Compromisso” e “Coligado com Butiá” e conta com a participação individual de candidatos e candidatas a vereadores de diversos partidos além de centenas de eleitores que reivindicam através da rede social a realização de um debate entre os cinco candidatos a prefeito de Butiá na Rádio Sobral é o reflexo do escândalo armado pela mídia local e por grupos políticos silenciosos para privar do cidadão e cidadã butiaense da oportunidade dos candidatos a ocupar a cadeira de prefeito discutirem entre si, de maneira livre e democrática, sobre os projetos que possuem para governar nossa cidade.

Como gostava muito de dizer o ex-presidente Lula, que também não gostava muito de debates: pela primeira vez na história das eleições municipais de Butiá não teremos um debate transmitido pela rádio local! Ao invés do acesso a informação preferiu-se o silêncio! E o motivo pouco se sabe... Apenas se afirma e reafirma de maneira autoritária que não haverá debate. Poucos e corajosos são os candidatos que tem a coragem de fazer críticas a este comportamento, os outros já pensam numa futura aliança com a mídia na velha política marqueteira do não falo de ti e nem tu de mim... E tudo fica bem. Ou: Não falo de ti e tu fala bem de mim... A propaganda com certeza é a arma do negócio e na política mais que em qualquer outro segmento.

Mesmo que a ditadura midiática vença. Mesmo que manifestações e faixas não adiantem. Mesmo que motivos obscuros prevaleçam. Mesmo que lembrar que uma rádio é uma concessão pública não seja um bom argumento para se realizar o debate... Esta indignação já está valendo a pena... Valendo a pena para mostrar quem é quem. De que lado e qual bandeira cada um levanta. Se a do silêncio e da mordaça ou da democracia e da transparência. Depois não me venham com discursos prontos e contraditórios... O povo não esquecerá! Queremos saber... Queremos saber quanto custa um debate? Quanto custa não fazer um debate? Queremos saber como é pregar uma coisa e fazer outra? Como é ter medo de defender um projeto? Queremos saber como é entrar para história como o primeiro prefeito eleito sem debate, sem o gosto de descer as escadas da rádio ovacionado pela sua militância? Queremos saber o porquê do silêncio? Queremos saber porquê passamos o anos inteiro ouvindo tanta conversa fiada e um debate para escolher nosso prefeito nos é privado? Queremos saber se alguém tem o rabo prezo e tem medo de ir pro debate? Queremos saber cadê o respeito com nosso eleitor? Isso é uma vergonha! Debate já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário