domingo, 30 de maio de 2010

DE NOVO COM A FRENTE!


Publicado no Butiá Notícias Edição 601 de 28 e 29 de maio de 2010

"ENTRE COMPANHEIROS"

“Estamos muito felizes porque estamos entre companheiros” foi assim que a deputada federal Manuela D’Ávila do PC do B traduziu o clima quando seu partido e o PSB fecharam apoio a candidatura de Tarso Genro ao governo do estado na última semana. Beto Albuquerque, deputado federal e uma das principais lideranças nacionais do PSB, disse que “se queriam um Beto de vice, aí está”. Referindo-se a Beto Grill, que é médico, foi prefeito de São Lourenço do Sul e deputado estadual. Albuquerque apostará em sua reeleição na Câmara Federal para ampliar as cadeiras socialistas.

A reedição da Frente Popular que governou por 16 anos Porto Alegre representa muito mais do que a simples união de três siglas partidárias com o objetivo de vencer as eleições no estado. Ela deixa ainda mais nítida as diferenças existentes entre um projeto de esquerda, democrático e popular e a velha forma de se fazer política, conservadora, neoliberal e elitista representada tanto pela candidatura de Yeda a reeleição quanto a de Fogaça que flerta com apoio a Serra. O eleitor terá a chance de escolher entre três candidatos e dois projetos.

Trata-se de um novo momento histórico e por isso, o PT e Tarso devem ter a noção da importância estratégica da adesão de tradicionais aliados a sua candidatura. Erros do passado devem servir de experiência e a valorização dos companheiros comunistas e socialistas deve nortear os rumos tanto da campanha eleitoral quanto do governo numa eventual vitória da Frente Popular.

Os resultados só não foram melhores porque os trabalhistas do PDT acabaram fechando apoio com PMDB em troca da Prefeitura de Porto Alegre. Fator compreensível do ponto de vista político, mas que já começa a dar sinais de crise frente a atitude já esperada do PMDB gaúcho em acenar apoio a candidatura de José Serra a presidência. Se o PMDB mantiver sua incoerência e infidelidade usual, é capaz de jogar o PDT no colo de Tarso. Carlos Lupi presidente nacional da sigla ameaçou romper a coligação caso o PMDB não apóie Dilma. Foi preciso os trabalhistas lembrar ao Fogaça que o vice na chapa de Dilma é um peemedebista.

Em Butiá acredito que um movimento semelhante ao concretizado no estado traria novos ares a política local. Como membro do governo e filiado ao partido do prefeito, luto internamente pela inclusão tanto do PDT quanto do PSB no projeto outrora iniciado pelo PPS e PT e que o PMDB foi incapaz de dar sua contribuição. Novamente, estamos também aqui entre verdadeiros companheiros. Uma frente ampla formada pelo PT, PPS, PDT e PSB garantiria não só a manutenção do atual governo, mas a qualificação de novas etapas que temos pela frente dentro de uma perspectiva de desenvolvimento social e econômico, adversa aos projetos representados hoje na cidade tanto pelo PP quanto pelo PTB.

Um comentário:

  1. Falou tudo companheiro Éverton!!! Uma frente de esquerda garantirá nossa reeleição em 2012

    ResponderExcluir