sábado, 10 de julho de 2010

Agora é PT, PPS e PDT!


O PRIMEIRO PASSO...

Publicado no Butiá Notícias Edição 607 de 09 e 10 de julho de 2010.

O fim da tarde de 05 de julho foi com certeza um dos dias históricos para a política butiaense. Mais ainda para a atual administração que governa o município desde 2005, quando o saudoso prefeito Sérgio Malta venceu as eleições de 2004 com quase 70% dos votos. O que houve na última segunda-feira foi o primeiro passo rumo a consolidação e a hegemonia definitiva das forças populares e democráticas na condução do futuro de Butiá. Na segunda-feira o PDT, Partido Democrático Trabalhista ingressou no governo municipal ao lado do PT e do PPS.

A entrada do PDT no governo era para mim um sonho que ao longo do tempo fui dividindo e compartilhando com outros companheiros que como eu, queriam não só a ampliação da base aliada e a viabilidade eleitoral em 2012, mas um passo mais a esquerda. Um passo que distancia cada vez mais os dois principais projetos de poder existente hoje na cidade.

Deste lado, um projeto que pensa no povo pobre em primeiro lugar. Que prioriza as políticas sociais, o acesso a cidadania, a participação popular, o meio ambiente, a transparência administrativa e os pequenos agricultores. Um projeto que voltou a dar infra-estrutura a cidade. Que pavimenta e calça ruas e avança, mesmo com todas as dificuldades, na saúde pública e gratuita. Um projeto que une o campo e a cidade na busca pela solução do desemprego. Um projeto que apesar dos erros, tem muito mais acertos e por isso já foi reeleito uma vez.

Do outro lado, está o projeto do qual queremos cada vez mais distância e elegemos como nosso real adversário: a velha direita raivosa. A velha Arena que deu sustentação a ditadura militar. Que prefere Costa e Silva a Sérgio Severo Malta como nome de rua. Que quando governou ficou marcada pelo assistencialismo, pelo nepotismo e pela inoperância. Também do outro lado está a oposição que quando quis governar, de maneira desumana desrespeitou a enfermidade do ex-prefeito e pagou com a derrota sua inabilidade política. São estes dois os projetos que basicamente o povo de Butiá tem como opção. Continuar avançando ou voltar a ser governado pelo atraso, por aqueles que optam pelos grandes em detrimentos dos pequenos. Que fazem do cidadão objeto e não sujeito da política.

O PDT chega na hora certa. Terá em suas mãos aquilo que seu líder maior, o grande Leonel Brizola dizia ser a coisa mais importante em uma sociedade: a educação. Os herdeiros legítimos do trabalhismo de Vargas e Jango darão com toda certeza sua contribuição na formação de uma cidade mais consciente, menos analfabeta e por isso, com poder de transformação. Com o PDT Paulo Machado, sua equipe e seus partidos aliados deram o primeiro passo. Agora vamos atrás dos companheiros socialistas do PSB e estenderemos o mesmo convite ao PRB, que já apóia o governo do presidente Lula. Só a união faz a força e será ela que transformará para sempre o futuro de Butiá. Este será um grande presente para o nosso povo e para as futuras gerações. Quem viver verá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário