quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Homenagem ao Prefeito Sérgio Malta



MALTA VIVE!

Publicado no Butiá Notícias Edição 631 de 23 e 24 de dezembro de 2010.

Há um ano Butiá perdia um ótimo médico, um político honesto, mas fundamentalmente um grande homem. Sérgio Malta longe de ser perfeito, reunia em sua personalidade atributos que fazem da gente, pessoas melhores. A paciência talvez seja a característica mais marcante no jeito calmo do prefeito que mediava conflitos e confiava sempre no futuro. Paciência que fez ele concorrer até vencer e se tornar Chefe do Executivo Municipal. Paciência que fez ele lutar contra a oposição, a doença, as dificuldades inerentes de se governar uma cidade como a nossa e tornar-se o primeiro prefeito reeleito em nossa história.

Como ainda a idade não me pesa tanto aos ombros e minha saúde não é das piores, não conheci muito bem o médico. Mas sei de sua competência e prestígio. Muitos inclusive diziam que ele era melhor médico do que político... Então deveria ser um baita médico mesmo! Politicamente Malta para mim era um homem de centro, apesar de dizer-se de esquerda. Tínhamos muitas diferenças ideológicas e de concepções políticas, mas sempre soube entender “o chefe” e ele respeitar e até estimular minhas ideias e projetos, mesmo as vezes achando-as um tanto quanto “ousadas”. Lembro bem de dois momentos em particular, quando apresentei a proposta das cotas para negros e portadores de necessidades especiais e também quando propus a criação de um método transparente e democrático para a seleção dos estagiários, levando em conta as notas de cada um. Ele sorriu e disse: “Tu, sempre com essas ideias polêmicas. Mas pode tocar...”

Com apenas 27 anos de idade me tornei seu Secretário de Administração. Aprendi com ele que o mundo nem sempre é preto e branco. Há nuances que devemos perceber. Pensar um pouco, mesmo quando a vontade é de agir. A moderação do prefeito me chamava atenção. Não era uma moderação dos neutros ou dos que fogem de tomar posições. Era a moderação da sabedoria. Estrategicamente construída e arquitetada. Malta era um pragmático no melhor sentido do termo. Focava e agia. Certa vez enquanto assinava uns documentos, me disse que estava lendo “O Príncipe” de Maquiavel. Eu respondi “tem muito do senhor nele” e ele sorrindo sarcasticamente me respondeu “às vezes o mais importante são os resultados”. Era um homem de resultados, não de conversa fiada ou filosofia barata. E foi encima dos resultados da campanha que elegeu-se prefeito fazendo três votos para cada um do adversário. Foi também pelos resultados de sua administração, que com um quinto do valor gasto por seu principal adversário, ficou na prefeitura novamente... Uma pena que não pode passar a cadeira para o sucessor que dizia ele seria “um companheiro do PT”. E foi, mas infelizmente não do jeito que a gente queria...

Malta vive! Vive naqueles que como eu aprenderam muito com ele. Vive nas obras físicas e simbólicas que seu governo construiu. Mas vive principalmente na mudança que sua curta passagem pelo poder imprimiu no jeito de se fazer política. Muitos ainda persistem e defendem o velho estilo, mas depois de Malta o povo de Butiá sabe que se pode governar com honestidade, transparência, sem demagogia e paternalismo. Depois de Malta o povo sabe que política pode e deve ser coisa séria e é por isso que ele continua entre nós. É seu legado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário