sábado, 12 de março de 2011

Galope Soberano no BN

Blogs de butiaenses são em maior número em toda região

Em Butiá Notícias (11-12/03/2011)

Com os movimentos pró-democracia no Oriente Médio e no norte da África, a internet passou a ser vista como instrumento não só de entretenimento e pesquisa, mas também como um grande potencial de articulação de ideias e movimentos sociais. Foi graças a troca de e-mails, o uso de celulares e principalmente através de redes sociais como o Facebook e o Orkut que muitos destes levantes populares foram capazes de se organizar sem a figura de um líder e de forma descentralizada. O uso da internet para a disseminação de ideias pode ser um grande instrumento em prol da democracia e dos direitos humanos.

Em Butiá as coisas não são diferentes. A cidade que já tinha um dos maiores números de membros de redes sociais de toda a Região Carbonífera em relação ao número de habitantes, agora começa a contar com um número cada vez maior bloggeiros, colocando também neste quesito, o município a frente dos demais. Basta uma rápida pesquisa na internet que iremos encontrar diversos blogs de propriedade de butiaenses. Tratando de diversos assuntos que vai desde política, música, espiritualidade até moda e relatos sobre o cotidiano dos proprietários. Um blog é uma espécie de site de menor complexidade que permite a publicação rápida de textos e fotografias. São na sua imensa maioria gratuitos e é hoje uma das principais ferramentas para a consulta de textos na internet. Tem a facilidade que muitos deles tratam de assuntos específicos ou pertencem a pessoas públicas, o que garante uma maior aproximação com o cidadão.
Uma das bloggeiras mais populares da cidade é a jovem Gianinne de Souza Santos dona do blog “O Mundo de Nine”. Em seu blog de caráter mais pessoal, ela publica muitas fotografias e também fala de seu cotidiano, usando o espaço com uma espécie de diário, prática muito comum nos blogs. Gianinne publica no blog também poesia e textos. Para acessar “O Mundo de Nine”, basta entrar no endereço http://omundodeninne.blogspot.com/.

Os blogs também são usados por políticos da cidade como, por exemplo, os vereadores Guilherme Machado do PT e Eliseu Andrin do PPS. Em seus blogs os vereadores prestam conta de seus mandatos bem como postam textos de sua autoria. O acesso aos blogs de Guilherme e Eliseu é http://www.vereadorguilhermemachado.blogspot.com/ e http://eliseuandrin.blogspot.com/ respectivamente. Outro blog com publicações constantes de textos sobre política e assuntos como religião e comportamento é o “Opinião & Cia” de propriedade do estudante de História Adriano Couto o endereço do blog é http://www.opiniocia.blogspot.com/.

Música e cultura também são temáticas recorrentes nos blogs. Entre os mais visitados pelo público jovem está o “Meia Hora de Cultura” no endereço http://meiahoradecultura.blogspot.com/ de propriedade do estudante Marcos Junior. Ali o visitante encontrará textos de autoria do proprietário dos mais variados temas bem como terá informações atualizadas sobre música, esportes e cultura em geral. Já o “Democracia Verdadeira” de propriedade de Alan dos Santos trata de política e de assuntos que estão na pauta da cidade, como a construção de um Centro de Cultura e a criação do Corpo de Bombeiros Voluntários. O acesso é http://meiahoradecultura.blogspot.com/.

Tatuagens também são temas utilizados pelos bloggeiros da cidade. No blog http://artemundors.blogspot.com/ da Arte Mundo, empresa de Gilvan Borges, é possível ver as tatuagens feitas pelo tatuador, desenhista e instrutor de capoeira. Outro tatuador butiaense que vive atualmente em Lajes, Santa Catarina, é Alexandre Jardim, que possui o blog “Gaúcho Tatoo” que pode ser acessado em http://gauchotattoogpt.blogspot.com/.

Um dos blogs de butiaenses com maior número de acesso é o “Galope Soberano” de Everton Pereira, professor, Secretário de Agricultura e Proteção ao Meio Ambiente e colunista do Butiá Notícias. Com mais 2 mil acessos segundo o proprietário, o blog acessado pelo endereço http://evertonpereirablog.blogspot.com/ está há 10 meses no ar. Nele Everton publica suas colunas semanais do Butiá Notícias além de outros textos de sua autoria e de seus autores preferidos. A principal pauta do blog são assuntos relacionados a política, mas segundo Everton ele procura usar o espaço como uma forma de mostrar quem é e no que pensa, gosta e acredita. “Como é a área em que dedico a maior parte de meu tempo, falo muito sobre política, mas também posto textos sobre música, educação, poesia, meio ambiente e espiritualidade, que são temas também muito presentes em minha vida”. O bloggeiro diz que muitos professores e estudantes o procuram para utilizar os textos publicados em trabalhos de escola e discussão em sala de aula.

“Semana passada recebi um e-mail de uma pesquisadora do Refice que me conheceu pelo blog e que gostaria de saber sobre a questão das religiões afro-brasileiras no Rio Grande do Sul, tema o qual estou trabalhando em minha Especialização em História Africana e Afro-brasileira. É muito interessante a facilidade de comunicação e informações que este tipo de ferramenta nos proporciona”. O Galope Soberano diferencia-se também por oferecer aos visitantes links para outros blogs e sites relacionados as temáticas ali tratadas e tem o apoio para divulgação do Jornal Butiá Notícias. De acordo com os bloggeiros, quem tiver interesse em criar um blog, basta cadastrar-se no www.blogger.com e seguir os passos para a construção do espaço virtual.

Um comentário:

  1. Oi Everton, li tua materia no jornal, e fiquei contente que Butiá tenha tantos blogs, parabéns pelo seu. Gostaria muito de receber sua visita, pois também tenho um blog, sou Artesã e professora de pintura em tecido à quatro anos em Butiá, fiz ele, para compartilhar idéias, com minhas alunas e pessoas de outros lugares e também divulgar meu trabalho. E se você gostar, ficaria contente se você, o divulgasse. Um abraço.

    ResponderExcluir