domingo, 27 de março de 2011

Tempos de mudanças



Por EVERTON PEREIRA
Em Butiá Notícias (25 e 26/03/2011)

Novos ventos sopram no interior de Butiá. Na chamada zona rural, reduto de poucas e aguerridas famílias de pequenos, médios e grandes produtores rurais que somam menos de 5% de nossa população total, as mudanças já são percebidas. Uma nova pauta de discussão foi inserida de maneira irreversível em nosso município: o campo é, definitivamente, um meio de desenvolvimento para Butiá e região. Quando o campo produz, a cidade cresce. Ações implementadas e aprofundadas pela atual administração trouxeram um novo viés para o conceito de desenvolvimento econômico e social no setor primário. O rompimento com velhos paradigmas que privilegiavam historicamente os já privilegiados, está aos poucos sendo rompido. Uma nova realidade surge de forma lenta, mas a passos firmes.

A opção clara e estratégica pela agricultura e pecuária familiar vem ao encontro de uma demanda reprimida há décadas que exclui do processo produtivo e da inserção social dezenas de famílias de produtores. Com a Gestão Participativa, método e política de governo, implantada pela Secretaria de Agricultura e Proteção ao Meio Ambiente, o homem do campo, de todos os cantos deste município teve voz e foi integrado nas decisões do governo. Aqui o povo manda e o governo obedece. A democracia participativa caminha a passos largos nos campos de Butiá. Nunca o poder público esteve tão presente no interior. Nunca um prefeito esteve tantas vezes na zona rural como Paulo Machado. Nesta sexta-feira, 25 de março, encerramos a primeira rodada de assembléias de 2011 desta nova forma de se fazer política e de se governar, que é a Gestão Participativa. Muitos erros foram apontados. Elogios, inclusive, foram dados. Mas a certeza de que governo e povo estão cada vez mais próximos é o que nos move. É o que nos dá ânimo de continuar lutando pela agricultura, pela pecuária e por uma vida melhor para os trabalhadores e trabalhadoras rurais.

Há mais de seis anos as conquistas vêm se acumulando. Neste mês de março comemoramos um ano da abertura definitiva do Shopping Rural. Embora ainda deficitária, a Patrulha Agrícola vem sendo ampliada e novos equipamentos possibilitarão o fomento a piscicultura e a pecuária familiar. E por falar em pecuária familiar, a Inseminação Artificial por Tempo Fixo – IATF, agora está disponível também para aqueles que sem a ajuda do governo, jamais teriam condições de sozinhos investir na melhoria genética de seus rebanhos. O Programa Municipal de Repasse de Carneiros incluirá no mercado mais de vinte famílias que poderão usufruir do aumento do consumo da carne ovina, em especial o cordeiro.

Temos orgulho de fazer parte deste governo! Temos orgulho de ser agentes destas mudanças. Jamais uma Secretaria de Agricultura havia sido tão atuante e tão presente na vida dos homens e mulheres do campo. Jamais a parceria com a Emater havia gerado tão bons frutos. Mas isto não é produto de uma pessoa só, e sim de um grupo. Da vontade política de um governo que acredita no desenvolvimento através da terra e dos frutos que dela brotam. Muito já foi feito. O sucesso está aí, mas não podemos nos deixar embriagar por ele. Por que muito, muito mesmo ainda temos por fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário