domingo, 10 de abril de 2011

Administração Popular


Por: EVERTON PEREIRA
Em: Butiá Notícias (05-09/04/2011)

Uma das principais marcas da administração “Butiá para todos” é a diversidade de ações e não o foco em poucas áreas, limitando a atuação do poder público sobre a vida dos cidadãos e cidadãs. Não é um governo de uma nota só, parafraseando aqui a bela canção de Tom Jobim. Com a perda prematura do ex-prefeito e a ascensão da nova liderança de Paulo Machado e de seu partido ao centro do poder, esta variada rede interligada de projetos, programas, ações e prioridades que formam o governo, foi ainda mais aprofundada. Junto a isto foi agregada à ideia de uma cidade para todos, expressa no slogan inicial da gestão, o conceito de “administração popular”. A expressão traz consigo a tradição da maioria dos governos petistas de inverter a lógica da governança. Ampliando o leque da democracia participativa e fazendo com que todo poder emane do povo.

Ao afirmar que o governo é de fato uma administração popular, o prefeito e sua equipe de governo optam por uma gestão de base popular, radicalmente democrático, comprometido com o desenvolvimento sustentável e que tem nas políticas de inclusão social sua principal linha programática. O leitor deve perguntar o quê na prática, significa uma administração popular. Onde podemos ver, na realidade, na vida cotidiana de nosso povo os resultados destas ações?

Uma administração popular é uma administração que mais ruas pavimentou na história do município. Levando qualidade de vida para os moradores de todos os bairros. Foram 22 ruas em 6 anos! É uma administração que iluminou com o Reluz 100% da cidade. Acabando com a demanda de “troca de lâmpadas”, rotineiras antes do projeto. Uma administração popular é aquela que acaba com o paternalismo na assistência social e dá dignidade ao entregar 70 moradias populares a comunidade carente. Investe R$ 130 mil na economia local com o programa Bolsa Família.

Uma administração popular tem como característica uma bancada governista comprometida com este projeto. Possui um prefeito aberto ao diálogo com uma oposição majoritária, que para além das divergências políticas, transmite capacidade de interlocução com o Executivo. Uma administração popular é antes de mais nada uma administração democrática, de respeito às diferenças. E por falar em respeito, uma administração popular prioriza as políticas de valorização do funcionalismo público, sendo o melhor governo até aqui para nossos servidores. Criou o vale refeição, a regularização das insalubridades para as serventes, deu ganho real aos salários, fez o convênio com o IPE, o Plano de Carreira do Magistério, o realinhamento salarial e agora a construção do Plano de Carreira dos Servidores. Mais do que isto, uma administração popular respeita os trabalhadores públicos em sua humanidade e os trata como colaboradores, e não como meros “funcionários subalternos”.

São muitas as marcas de uma administração popular. Na agricultura com a valorização dos pequenos produtores e na participação popular. Na saúde com investimentos bem acima do exigido por Lei. Na educação, na biblioteca municipal, nos esportes e no desenvolvimento social e econômico. Enfim, falta espaço para falar de tudo e sobra trabalho. Trabalho que há 7 anos fazem de Butiá uma cidade melhor que aquela que mal conseguimos lembrar como era antes desta administração popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário