segunda-feira, 23 de maio de 2011

DS realiza Conferência Regional em Butiá



No último sábado, 21, a tendência interna do PT, Democracia Socialista (DS) realizou sua X Conferência Regional na Câmara de Vereadores em Butiá. A reunião que contou com a presença de aproximadamente 60 participantes, teve a presença de delegações dos municípios de Butiá, São Jerônimo, Guaíba, Eldorado do Sul, Arroio dos Ratos e Charqueadas. A Conferência Regional faz parte de um circuito de conferências em todo o Brasil entre elas a Conferência Estadual que acontecerá nos dias 18 e 19 de junho em Porto Alegre e a Nacional que acontecerá nos dias 8 e 10 de julho em Brasília. Além da escolha dos delegados para a Conferência Estadual, a reunião em Butiá serviu para eleger a nova direção regional da tendência, onde foram eleitos como Coordenadores da Região Carbonífera, Everton Pereira e José Alcides Ferreira. Como Coordenadores da Região Metropolitana foram escolhidos Clairton Mânica e Caroline Salgueiro. Restando ainda a escolha da coordenação da Regional Costa Doce que acontecerá no sábado, dia 28, em Camaquã. As três regiões compõe a Macro Regional Centro-Sul da DS, que pode ser conferida no blog
http://dsmacrocentrosulrs.blogspot.com/. Foram eleitos também nove delegados para a Conferência Estadual, entre os butiaenses escolhidos estão Aquiles Santos Araújo e Mario Antônio Martins.

Segundo Everton Pereira, uma das principais lideranças da tendência no município “nossa Conferência serve para contribuir com o conjunto do PT ao propor o aprofundamento da revolução democrática iniciada pelo presidente Lula. Também queremos propor avanços na participação popular tanto no governo estadual quanto federal, além de reafirma a condição do PT de partido de classe e que tem como foco a construção do socialismo democrático” disse Pereira na abertura do evento. Chico Vicente, da Coordenação Estadual da tendência esteve presente no evento e realçou o fator privilegiado de Butiá estar entre os municípios da chamada “tríplice estrela”, alinhado aos Governos Estadual e Federal. Henrique Porto Lusa da Juventude Estadual do PT esteve também presente na conferência. Em Butiá, além de Everton Pereira, a DS conta como principais nomes Francisco da Costa Gonçalves “Chicão”, o gerente da Corsan, Everaldo Souza, o técnico ambiental Silvio Cunha e Rogério Pereira da Silva, líder do sindicato dos motoristas que está em fase de criação.

O PT é um dos únicos partidos no país e no mundo com direito assegurado em estatuto à existência de tendências internas. No caso do PT elas somam aproximadamente 14 e variam de acordo com as concepções ideológicas voltadas à esquerda e ao centro. A DS, por exemplo, é a maior tendência de esquerda e é maioria no Diretório Estadual que é presidido por Raul Pont, líder da DS no RS. No Governo do Estado a DS possui grande representação como a Secretaria de Educação. Já o Governo Federal é comandado por tendências voltadas ao centro. Em Butiá além da DS, o PT é composto pela Esquerda Democrática, Movimento PT, Unidade na Luta, Articulação de Esquerda e Ação Democrática, além de militantes chamados “independentes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário