terça-feira, 17 de maio de 2011

Motoristas se mobilizam para fundar sindicato da categoria




Desde o início do ano um grupo de aproximadamente oitenta motoristas de dez empresas de transporte da Região Carbonífera, vêm se reunindo regularmente para fundar um sindicato que represente a categoria. Segundo um dos principais líderes do movimento pró-fundação, o motorista Rogério Pereira da Silva, da Transportadora Tazay, com sede em Butiá, a criação de um sindicato dos motoristas em nossa região é um sonho de mais de vinte anos que agora está prestes a se tornar realidade. “Os sindicatos a que os motoristas de nossa região estão vinculados não tem representatividade e todos eles têm sede na Região Metropolitana. Os motoristas não sabem nem onde ficam os sindicatos e quem são as diretorias”. Outro argumento apresentado por Rogério para a criação de um sindicato na região é a especificidade das atividades aqui desenvolvidas. “A maioria de nossos motoristas e trabalhadores de empresas de transporte, trabalham ou com a extração de carvão ou com a silvicultura e a exploração de madeira. Temos uma realidade distinta das outras regiões o que faz necessária a criação de uma entidade que nos represente e não só arrecade imposto sindical”.

Com apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do professor e Secretário de Agricultura e Proteção ao Meio Ambiente, Everton Pereira, a comissão pró-fundação do sindicato lançou o Edital de Assembléia Geral no último dia 17, que prevê a realização do evento, que deverá contar com motoristas de toda a região, para o dia 27 de maio as 19:30h no Ginásio Municipal em Butiá. A entidade que será chamada pela sigla SINDICARBO, terá o nome de Sindicato dos Motoristas, Condutores de Veículos Rodoviários e Trabalhadores em Transportes Rodoviários da Região Carbonífera e terá como base territorial os municípios de Arroio dos Ratos, Butiá, Charqueadas, Minas do Leão e São Jerônimo. Além dos motoristas de todas as categorias, atividades, empregados ou autônomos, o Sindicarbo representará também as categorias profissionais dos operadores de máquinas, tratoristas, condutores de veículos de trabalho agrícola, de construção civil e pavimentação, bem como ajudantes de motoristas e empregados em escritórios de empresas de transportes.

Para Everton Pereira, um dos principais apoiadores da ideia e líder político em Butiá “a mobilização dos motoristas por uma entidade sindical que realmente os representem e lute pelos seus direitos, é uma luta muito mais do que justa. Eles são hoje, a maior categoria profissional da região, responsável por grande parte da riqueza aqui produzida. São mais de R$ 5 milhões que os motoristas da região deixam com seus salários no comércio local mensalmente”. Entre as principais reivindicações da categoria, está a criação de um sindicato com sede próxima a base, melhores condições de trabalho, cursos de formação, assistência médica e jurídica, plano de saúde, sede social para lazer dos associados e convênio com o comércio regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário