segunda-feira, 23 de maio de 2011

Motoristas, uni-vos!



Por: EVERTON PEREIRA

Em uma mesa cheia de comida. Em uma casa em construção. Na roupa a venda na loja, no remédio da farmácia e no carvão que faz a luz. Por trás de tudo isso tem um motorista. Tudo que chega a nossas mãos. Na rua que nossos pés pisam, deixou sua marca um caminhoneiro. No papel deste jornal, na madeira do galpão, em tudo tem o ronco de um caminhão. É só olhar e ver. É só pensar e concluir. Nada, absolutamente nada cai do céu. Nada brota do chão que não sejam árvores, água e mato. Tudo o que de humano temos, tudo o que de humano construímos, fabricamos ou ganhamos chega até nós sobre rodas, na boléia de um caminhão. A encomenda da internet. O alimento colhido pelo agricultor. O livro que nos mostra o mundo. A carta de amor. Tudo chega na carroceria de um caminhão.

E se tão importante cada motorista, cada caminhoneiro é, por que poucos se dão conta? Como o professor que educa o doutor para depois ganhar bem menos que ele, o motorista carrega o tijolo que faz a mansão e volta pra sua modesta casa para tomar um chimarrão. É hora de mudar. É momento de união. União não só entre os motoristas - entre aqueles que com a direção na mão vão fazendo seu caminho. União com seus irmãos e colegas operadores. Com o borracheiro e o mecânico que deixam o caminhão pronto pra pegar a estrada. União dos motoristas com os operadores dos equipamentos agrícolas, que colhem a comida que depois eles transportam. União entre o caminhoneiro e seu colega, também trabalhador, que roda a folha de pagamento no escritório da firma e tira a nota da mercadoria. É hora de união! União dos motoristas! Mais do que união dos motoristas, união dos trabalhadores que de alguma forma, ajudam a transportar as riquezas do Brasil.

Uma caminhada se inicia. E a união é o caminho. O caminho para tornar um sonho de décadas, realidade. O sonho chamado Sindicato dos Motoristas, o Sindicarbo. Sindicato dos Motoristas, Condutores de Veículos Rodoviários e Trabalhadores em Transportes Rodoviários da Região Carbonífera, este é o nome da obra que a centenas de mãos (as mesmas mãos que seguram a direção) iremos construir. Um sindicato forte. Que represente os mais de mil motoristas que só em Butiá residem. Que garanta os direitos dos mais de quatro mil caminhoneiros de toda a região. Um sindicato que não exista só para cobrar o imposto sindical, mas que esteja aqui, diante dos nossos olhos, dando amparo e oferecendo lazer, amizade e companheirismo. Não um sindicato distante, pelego, que não se sabe nem onde fica e que só serve para perpetuar a exploração através da omissão. Um sindicato que respeite o patrão, mas que lute até o fim ao lado do trabalhador.

Amigos motoristas, uni-vos! Só a união levará ao sucesso. O medo, a covardia e a desunião só servirão para manter tudo como está. Tudo como sempre foi. Os milhares de motoristas de Butiá e região merecem um sindicato aqui e agora. É hora de fazer o Sindicarbo sair da teoria, da vontade e virar realidade. Nesta luta, todos vocês têm em mim um parceiro, um companheiro. Vamos em frente que este é o caminho. O caminho da dignidade, da união que fortalecerá cada vez mais aqueles que trazem na carroceria tudo que de bom este país produz... E uma fração desta riqueza é direito seu, é direito nosso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário