segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Drogas e política


Por: EVERTON PEREIRA
Em: Butiá Notícias (09-10/11/2012)

Uma das melhores letras dos Racionais faz a seguinte pergunta: “O que é? O que é? Clara e salgada. Cabe em um olho e pesa uma tonelada. Tem sabor de mar. Pode ser discreta, inquilina da dor, refém da vingança. Irmã do desespero, rival da esperança...” A resposta? Lágrima! Lágrimas derramadas por familiares que já não sabem o que fazer para sair do pesadelo em que foram colocados por seus filhos, netos, genros, maridos, pais, dependentes químicos. Lágrimas derramadas por quem não funciona mais a não ser sob a lógica do usar o crack, a cocaína, a maconha e o álcool. Lágrimas de quem perdeu a capacidade de ver encanto no mundo. Encanto como o encanto de criança e agora só consegue viver em paraísos artificiais. Lágrimas de quem longe de Deus reza a ele para sair da cadeia sem grades, sem muros, construída a cada novo “pega”, a cada nova “carreira”, a cada “gole”.

Vivemos em tempos de vício. Vício de consumo e vício de prazer. Não suportamos a vida como ela é: normal. Queremos 24h de intenso e rotineiro prazer e orgasmo. Seja ele oriundo das drogas lícitas, ilícitas, de calmantes, de anfetaminas, do café, do sexo, do consumo ou da mentira que pregamos a nós mesmos minuto a minuto: somos os melhores – ou devemos ser! Até os políticos, estes viciados no poder. Sim, eles têm orgasmo pelo poder... Não pensem que é o dinheiro que os interessa, até pode ser em parte, mas o que eles gostam mesmo é do poder. Até eles utilizam-se de nossos vícios para conseguir o que querem. E o que os políticos mais querem? Votos!!! Com raras exceções que lutam há anos em prol da causa daqueles que sofrem pelo consumo exacerbado das drogas, nunca se viu tantos candidatos contra as drogas, principalmente o crack, nas últimas eleições. Candidatos que há bem pouco tempo andavam tomando todas por aí, investiram fortunas contra as tais das drogas e se passando por “bons moços”. Gente a altura de Joseph Goebbels, chefe da propaganda política nazista. “Quem não conhece os compra!” E compraram... Por sorte político é artigo de quinta categoria, o povo se vira bem sem eles.

Voltando as drogas o importante é deixar de lado as políticas repressivas e caras e investir em educação, prevenção e saúde pública. Quanto custa manter um traficante preso por dez anos? Quanto custa recuperar um dependente? Em véspera de Copa do Mundo e Olimpíadas o governo cria UPPS em todos os lugares de interesse a seus aliados políticos e financeiros para dizer ao mundo que no Brasil não tem mais violência e que os turistas podem vir tranquilos. Até novelas são feitas no Morro do Alemão para acalmar os gringos e dizer que a “civilização” já chegou por lá. Enquanto as drogas forem tratadas como voto, propaganda política e governamental as coisas não mudarão. Famílias e seres humanos escravizados pela dependência estão por de traz da propaganda lícita de álcool e do consumo de crack, cocaína e maconha, sem falar nas drogas receitadas por médicos. Demagogia e hipocrisia já tivemos demais. Esperamos que a tão propagada luta pela recuperação dos dependentes prometida nas campanhas não seja esquecida já que o voto de algum deles os tais candidatos já conseguiram...

Nenhum comentário:

Postar um comentário