terça-feira, 5 de outubro de 2010

A ESCOLHA É NOSSA!


A escolha é nossa!

Publicado no Butiá Notícias Edição nº 619 de 01 e 02 de outubro de 2010.

Domingo é o grande dia! O grande dia da democracia em todo o Brasil. Uma democracia adolescente, capenga, que aos poucos está se tornando adulta, gente grande. São apenas 25 anos que nos separam dos malditos tempos dos generais. Vivemos o maior período em toda a história brasileira de eleições livres e democráticas. Temos muito ainda para aprender. Um dos sinônimos de democracia até poderia ser paciência. É necessária muita paciência não só para aguentar tudo o que os maus políticos fazem, mas como também para nós mesmos, enquanto cidadãos e eleitores, tomarmos consciência de nosso papel neste processo.

Se comparado a outros países como a Inglaterra, os Estados Unidos e a Holanda somos recém nascidos em termos democráticos. Mas já avançamos, avançamos muito e é neste sentido que devemos continuar nossa caminhada. Lutando por melhores condições de vida. Votando nos melhores candidatos. Não deixando que a mídia e os grandes grupos econômicos interfiram em nossas decisões. E avançando da limitada democracia representativa para a democracia participativa e direta. Os analfabetos políticos como dizia Brecht não tem consciência de seu papel no mundo e na sociedade. Acreditam que estão acima ou abaixo da política. Que vivem em um mundo a parte. Mas política é bem mais que partidos políticos. Política é bem mais que eleições, voto, vereadores, prefeitos e deputados. Política é tudo! Política é a vida em sociedade.
Todos somos políticos, de certa forma. Não só os eleitos, os “políticos profissionais”. Estes, os “profissionais”, são aqueles que nos representam por que um dia, como no próximo domingo, nós os escolhemos para tanto. São eles que escolhem o valor do salário mínimo, a qualidade da educação e da saúde. A qualidade da telefonia, da água, da energia elétrica e da internet. O preço de nossos carros e da passagem dos ônibus. A mensalidade da faculdade ou a criação de bolsas de estudos. O fomento na economia que produzirá riqueza e emprego. Enfim, a política está em toda parte e infelizmente poucos enxergam isto.

A criação de leis como a “ficha limpa” e mesmo o velho debate sobre a existência de pré-requisitos para uma pessoa se candidatar a um cargo eletivo é interessante e mesmo importante. Mas não podemos terceirizar para a justiça nossa responsabilidade enquanto eleitores e cidadãos. Graças a luta de milhares de brasileiros, vivemos em um país livre. Quem elege o “ficha suja”, o “analfabeto”, o corrupto, somos nós! Se o eleitor acredita que para ser eleito, uma pessoa deve ter o ensino superior, então que vote em um candidato com ensino superior. Não é necessária uma lei dizendo isso. Se o candidato aprontou e tem a ficha suja, é só não votar nele. O poder é nosso! Está em nossas mãos, em nosso voto!

Para finalizar e falando especificamente sobre as eleições de domingo, vamos escolher a próxima presidente ou o próximo presidente da República. Vamos escolher o novo governador, deputados federais e estaduais e dois senadores. É uma grande responsabilidade, menos para os candidatos e mais para nós que temos o dever de escolher os melhores. Os projetos são claros e antagônicos. E isso é bom para a democracia. Os candidatos basicamente dividem-se entre os de esquerda e os de direita. Entre quem defende um Estado forte, responsável pelo desenvolvimento social e econômico e aqueles que crêem num Estado mínimo, regido pelo setor privado. Cada um, de forma soberana deverá escolher entre estas duas propostas e os candidatos que as defendem. Vencerão os escolhidos. O futuro depende de nós, não dos eleitos. Boa eleição a todos! Sejamos adversários e nunca inimigos. Viva a democracia e sua evolução!

Nenhum comentário:

Postar um comentário