segunda-feira, 25 de julho de 2011

Todos por Butiá

Por: EVERTON PEREIRA
Em: Butiá Notícias (22 e 23/07/20011)

O slogan que dá nome ou a identidade a atual administração que governa o município (que tive a honra e a sorte de criar a logomarca) desde 2005, nos remete à uma cidade que seria de todos. Uma cidade socializada, republicana. Com serviços públicos de melhor qualidade e com um governo e governantes comprometidos com o todo e não com a parte. Um governo democrático, transparente e popular. Um Butiá para todos significa criar as condições (ou tentar criá-las) para que o mínimo seja distribuído e ofertado de forma igualitária a todos. Sem considerar a cor, a raça, o credo, a tendência sexual, ideológica, ou seja lá o que for que nos torne pessoas diferentes, heterogêneas.

Na tentativa de munir o Estado - aqui falo no sentido de governo, de prefeitura neste caso – da capacidade de oferecer algo, serviços públicos de boa qualidade, esquecemos muitas vezes que quem compõe e “forma” este Estado, esta cidade, este Butiá que deveria ser de todos, somos nós. Nós todos! Com diferenças e semelhanças. Por isto, desta forma, embora as diferenças façam parte e fortaleçam a democracia e a diversidade (sua filha) as semelhanças e a união podem também gerar bons frutos, lindos filhos. Esquecer o que nos separa e fazer um exercício sincero e profundo na procura daquilo que nos une, poderá talvez não criar uma cidade para todos, mas todos por uma cidade. Todo por Butiá. Apostar em Butiá. Acreditar que o otimismo cria resultados mais sólidos e duradouros que o pessimismo. Que a união constrói um mundo e uma cidade melhor de se viver. Uma cidade com alta auto-estima.

Não quero aqui pregar o “totalitarismo” ou o chamado pensamento único, mas a esperança. Partidos são isso mesmo, partidos. Representam partes de uma mesma sociedade que deve e pode ser diversa, mas que nem por isso deve colocar o interesse das “partes”, de grupos ou de alguns, a frente do interesse e do bem estar da maioria. Torcer pela derrota de um projeto é fácil, difícil é apresentar alternativas realizáveis e concretas. Criar um ambiente político, cultural e social que de maneira fraterna torça muito mais para que todos nós torçamos por nosso município, pode ser mais inteligente, positivo e bonito do que construir discursos baseados no ódio, na inveja, na ignorância e no espírito antidemocrático. Acredito que todos por um mesmo Butiá fará de Butiá uma cidade melhor para todos. Pisamos todos no mesmo chão. Olhamos todos para as mesmas estrelas. Andamos todos pelas mesmas ruas. Por que não torcer todos por todos e por Butiá?

Nenhum comentário:

Postar um comentário