sábado, 7 de janeiro de 2012

"CONTRA O PESSIMISMO DA RAZÃO, O OTIMISMO DA PRÁTICA"



Uso com frequência esta frase de Antônio Gramsci porque acredito que ela sintetiza o que penso sobre a política, sua prática e sua teoria ou a "vontade de pôr em prática". Ingressei na Administração Butiá para Todos em seu começo em 2005. Já em 2006 tive a honra, apesar da pouca idade, de ser indicado pela maioria de meu Partido ao cargo de Secretário Municipal de Administração. Indicação referendada pelo saudoso Sérgio Malta.

Criamos um novo método de inscrição e seleção de estagiários que prima pela igualdade de oportunidade e pela transparência, projeto este que inclusive merece ser avançado. Criamos cotas para afro-brasileiros e portadores de necessidades especiais em concursos públicos e estágios. Regularizamos vários direitos trabalhistas dos servidores municipais. Herdamos do Secretário anterior, o companheiro Paulo Almeida, a Casa da Cidadania a qual implementamos e incluímos diversos serviços até então inéditos na cidade. Criamos com o apoio do então prefeito em exercício Dr. Nelson Magagnin Filho o Vale Refeição para os servidores públicos municipais e iniciamos a longa caminhada que há pouco culminou com o Plano de Carreira do Magistério Municipal.

Nas Eleições de 2008, fui candidato a vereador (e a qualquer cargo) pela primeira vez em minha vida por insistência de meu Partido e principalmente do grupo ao qual pertenço dentro do PT. Fiz, para minha grande surpresa, 330 votos, o que me colocou na condição de Primeiro Suplente do PT na Câmara de Vereadores.

No início do Segundo Mandato em 2009 fui indicado para ser Secretário Municipal de Agricultura e Proteção ao Meio Ambiente. Após relutar, aceitei por pedido pessoal do atual prefeito Paulo Machado. Fizemos uma gestão com a parceria da Emater e buscamos priorizar os pequenos produtores rurais. Nosso foco foi a agricultura e a pecuária familiar, a piscicultura, a fruticultura, gerar renda aos produtores com apoio a feiras e principalmente ouvir os trabalhadores e trabalhadores do campo, criamos a Gestão Participativa e fizemos de nossa gestão e no prefeito Paulo Machado aqueles que mais vezes estiveram presentes no interior. Abrimos definitivamente o Shopping Rural e apesar das dificuldades, mas graças a interlocução entre o Governo Municipal, o Governo Estadual e o Governo Federal - todos do PT - conseguirmos renovar a frota da Patrulha Agrícola. No meio ambiente - uma pauta muito recente - muito ficou por fazer, mas lançamos as bases estruturais e administrativas para a Gestão Ambiental Local com a criação de Leis, contratação de assessores e admissão, via concurso, de um Fiscal Ambiental.

No dia 31/12/2011 por conta do fim de meu período de cedência como servidor estadual da Secretaria de Educação do Estado (sou professor de História) que tem o prazo de três anos, tive que deixar o Executivo Municipal. Como já era desejo do prefeito Paulo Machado realizar algumas reformas no Governo Municipal para iniciarmos o ano novo com cara nova, fui convidado pelo companheiro e amigo Guilherme Machado para assumir seu lugar no Legislativo Municipal (cargo que posso acumular com o de professor) e ele viria para o Executivo contribuir diretamente com a Administração. Aceitei o desafio e hoje, com o pedido de Licença do citado companheiro, me tornei Vereador do PT ao lado do companheiro de bancada Daniel Almeida. Tomo posse oficial na Primeira Sessão Ordinária do Ano Legislativo, mas desde hoje formalmente já sou Vereador de meu Partido, com o dever de defender o Governo Municipal e as bandeiras históricas que fizeram do PT o maior partido de esquerda da América Latina.

Quero aqui agradecer aos 330 amigos e amigas que votaram em mim em 2008 e me colocaram na situação de hoje poder estar ocupando esta Cadeira na Câmara de Vereadores. Não será um tarefa fácil. Não pela oposição que sei que apesar das divergências travará debates de alto nível. Mas por estar substituindo um dos melhores vereadores desta legislatura e o melhor vereador do PT. Cada um de nós que estamos na vida pública temos espelhos e inspirações. Estou no PT por que são petistas pessoas como o ex-presidente Lula, o ex-governador Olívio Dutra, os deputados Pepe Vargas e Raul Pont, por exemplo. Em Butiá terei a honra de substituir na Câmara justamente o companheiro que mais admiro como político, homem público, companheiro e amigo e isso para mim é uma honra e ao mesmo tempo um desafio. Irei substituir um dos melhores quadros do PT butiaense... Espero estar a altura e ao mesmo tempo desejo toda sorte a ele como Secretário de Obras e Saneamento. Estaremos juntos trabalhando em prol de nossa cidade.

Como suplente ocuparei um cargo que é por direito do companheiro Guilherme Machado, mas enquanto estiver nele, buscarei honrá-lo. Desde já meu gabinete estará aberto a toda comunidade. Estarei sendo assessorado pelo amigo e companheiro Chris du Rock que em minha ausência responderá por mim.

Finalizo a todos que sempre estiveram e estão ao meu lado nesta luta de construção de uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária. Uma sociedade socialista! Muitos deles estão nesta foto...

Um forte abraço a todos e a todas - contem comigo!

Everton Pereira
Vereador - PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário