segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Andar com Fé...



Na tarde de quarta-feira, 21, o atual Secretário de Agricultura e Proteção ao Meio Ambiente e professor Especialista em História Africana e Afro-brasileira Everton Pereira, realizou o lançamento do livro “Andar com fé: Centro Umbandista e Africanista Xangô e Oxum. 30 anos de religiosidade e assistência social em Butiá – RS”, nas dependências da Associação do Centro Umbandista e Africanista Xangô e Oxum (ACUAXO).

O livro, fruto de uma pesquisa de mais um ano, é dividido em sete capítulos que tratam desde a chegada dos primeiros negros no Rio Grande do Sul, em Butiá, a organização religiosa trazida com eles e o trabalho social desenvolvido pelas religiões de origem afro-brasileira. Fala sobre a criação da ACUAXO, seus fundadores, as ações de cunho social realizadas pela entidade e traz a biografia de seu líder religioso, o babalorixá Honório Dias de Oliveira, o Pai Honório de Xangô.Segundo o autor “escolhi estudar história para entender melhor a realidade social e cultural de nosso país e não há como compreender o Brasil sem entender os quase quatro séculos de escravidão e tudo o que isso representa para o nosso passado e nosso presente. Não há como realmente conhecer o que é o Brasil, sem conhecer o negro. Sem entender a contribuição social, econômica e cultural que esta etnia deu e continua a dar na formação de nossa nacionalidade. Por isso escolhi este tema e para contribuir com a história de nossa cidade e dos negros de nossa cidade, que falo sobre eles e sua principal manifestação religiosa. Este livro busca combater o preconceito racial, disseminar valores com a solidariedade e principalmente, através do conhecimento, combater a intolerância religiosa. Luto pela construção de um mundo onde todos tenham espaço e vez.”. Pereira afirma ainda que o fato da ACUAXO ter uma organização administrativa e registros históricos bem organizados contribuiu muito para o desenvolvimento da pesquisa e agradeceu aos colaboradores e patrocinadores do projeto que foram o Deputado Estadual Raul Pont do PT e a Copelmi Mineração. “Sem a parceria do Deputado Raul Pont e da Copelmi este trabalho não iria virar em um documento a altura da história da ACUAXO e é para todos os frequentadores do Centro e para a comunidade butiaense como um todo que dedico esta obra”, disse Everton.

Estiveram presentes no lançamento do livro o prefeito Paulo Machado, o presidente da ACUAXO, José Carlos Marcolino da Silva, o presidente do Grupo Cultural Maracatu Quizomba, Adão Cleiton Leal e Pai Honório de Xangô, além dos filhos e filhas de santos do Centro e de dezenas de famílias assistidas pela Festa de Natal Sem Fome realizada no local no momento do lançamento da obra. O prefeito Paulo Machado afirmou que é importante para o município a realização de um trabalho que mantenha viva a história do negro e de um importante centro religioso como é o caso da ACUAXO. O presidente da associação José Carlos Marcolino da Silva agradeceu a escolha da Associação como tema da pesquisa para o livro e realçou a relevância do trabalho para a preservação da história da entidade e da religião afro-brasileira.

Os livros foram doados pelo autor a entidade que irá realizar a venda da obra que será revertida em contribuição para os trabalhos assistenciais. Serão também distribuídos exemplares nas escolas e na Biblioteca Municipal. Os interessados em comprar o livro deverão entrar em contato com a ACUAXO pelos fones 3652 1677 e 3652 6030, ou diretamente na Associação que fica na Rua Professora Carolina de Araújo, s/nº no Centro de Butiá, próxima a Delegacia de Polícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário