sábado, 1 de setembro de 2012

A pedagogia da esperança de Piaget


Por: EVERTON PEREIRA
Em: Butiá Notícias (31-01/09/2012)

Dizia o francês Jean Piaget que “se nasceu gente é inteligente”. Piaget foi um dos maiores teóricos da educação e da pedagogia do século XX. Seus estudos em relação à capacidade de aprendizagem e a inteligência humana revolucionaram a educação derrubando diversas visões tradicionais a cerca do processo ensino aprendizagem. Foi ele quem cunhou o termo “construtivismo” por compreender o ensino como um processo de construção que não depende somente do professor como alguém que detém o conhecimento através do conteúdo e o aluno, como um ser vazio, passivo, aguardando para ser preenchido por este “saber”. Piaget vê a educação como a construção do conhecimento num processo que envolve em primeiro lugar a experiência do aluno, de seu meio social, de sua sempre experiência prévia de mundo e do professor e da escola como mediadores desta aprendizagem neste processo lúdico e encantador e construção e reconstrução de saberes e de percepções.

O Construtivismo parte do pressuposto do interacionismo: o comportamento dos seres vivos não é inato, nem resultado de condicionamentos. É construído numa interação entre o meio e o indivíduo. A inteligência do indivíduo, como adaptação a situações novas, portanto, está relacionada com a complexidade desta interação do indivíduo com o meio. Em outras palavras, quanto mais complexa for esta interação, mais “inteligente” será o indivíduo. Desta forma não haveria uma “hierarquia” de pessoas mais inteligentes que as outras ou alunos mais capazes que outros mas sim indivíduos que dada suas experiências, ou seja, sua complexa interação com o meio, irá desenvolver certas habilidades em determinadas áreas diferentes e com maior facilidades. Basta ser gente para ser inteligente! Ele afirmava que os fenômenos humanos são biológicos em suas raízes, sociais em seus fins e mentais em seus meios.

A inteligência para Piaget é o mecanismo de adaptação do organismo a uma situação nova e como tal, implica a construção contínua de novas estruturas. Esta adaptação refere-se ao mundo exterior, como toda adaptação biológica. Desta forma, os indivíduos se desenvolvem intelectualmente a partir de exercícios e estímulos oferecido pelo meio social que os cercam. O que vale também dizer que a inteligência humana pode ser exercitada, buscando um aperfeiçoamento de potencialidades, que evolui, como dizia ele, "desde o nível mais primitivo da existência, caracterizado por trocas bioquímicas até o nível das trocas simbólicas". Piaget através de sua teoria do desenvolvimento cognitivo nos dá um mapa, uma trilha sobre o caminho pelo qual percorre as fases pelas quais passam as crianças até aproximadamente os dozes anos de idade. Ver o desabrochar de cada indivíduo, de cada criança é um milagre. Um acontecimento ímpar... Acompanhar este desenvolvimento e potencializar o seu conhecimento e sua aprendizagem é um privilégio. É como se cada menino e cada menina que inicia o caminho lá no Período Sensório Motor, com a aprendizagem da coordenação motora e a aquisição da linguagem, carregassem dentro de si um mundo de esperança e de capacidade... A criança que inclusive transforma nós, adultos, em seres melhores: “Quando olho uma criança ela me inspira dois sentimentos, ternura pelo que é, e respeito pelo que posso ser” Jean Piaget.

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