domingo, 5 de dezembro de 2010

QUANDO O CAMPO PRODUZ, A CIDADE CRESCE.



Ovinocultura: uma alternativa para o
desenvolvimento rural


Publicado no Butiá Notícas Edição 628 de 03 e 04 de novembro de 2010.

Conforme dados divulgados na última semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o Rio Grande do Sul é o estado brasileiro com a maior produção de ovinos, com um rebanho estimado em 3.946.346 cabeças. A ovinocultura gaúcha representa 23,5% do total nacional. Os dados do IBGE comprovam a vocação histórica do Rio Grande do Sul para a criação de ovelha, mesmo se considerarmos a queda acentuada que a produção de lã vem sofrendo nas últimas décadas. Já o consumo de carne de cordeiro vem crescendo cada vez mais em todo país, em especial no Sudeste. O que falta é logística e organização para abastecer este amplo mercado consumidor que hoje compra a maior parte da carne de ovelha do Uruguai.

O Programa Municipal de Repasse de Carneiros criado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Proteção ao Meio Ambiente (SMAMA) em parceria com a Emater fez de Butiá uma referência estadual no fomento a pecuária familiar. Através dele a ovinocultura é pensada como estratégia de desenvolvimento social e econômico, gerando renda para dezenas de pequenos produtores através do melhoramento genético de seus rebanhos por meio do repasse, com financiamento público, de carneiros das raças de corte Merino, Ideal e Hampshire Down. Serão vinte carneiros financiados com preços subsidiados para vinte produtores em 2010 e mais vinte em 2011. Desta forma o Governo Municipal sai na frente e inclui os pecuaristas familiares butiaense neste crescente nicho de mercado. A curto e médio prazo teremos capacidade de abastecer não só todo mercado local, mas geraremos excedente produtivo suficiente para avançarmos rumo a região e oxalá o estado como um todo. Neste aspecto vale realçar também o pioneirismo da Festa Rural, organizada pela AMTREL no Cerro do Clemente, como incentivadora do consumo da carne de cordeiro.

A produção e o incentivo do consumo da carne de ovelha trazem consigo toda uma cadeia produtiva da ovinocultura que é muito importante para o desenvolvimento rural e a geração de renda de centenas de famílias que permanecem no campo. O trabalho que a Emater vem realizando com apoio da SMAMA no artesanato em lã é um feliz exemplo dos subprodutos que o rebanho ovino pode gerar. São dezenas de mulheres do meio rural que além de receber capacitação para produzir seus próprios produtos com a lã de ovelha, agregam também em suas vidas uma experiência de trabalho coletivo e, portanto de solidariedade e cidadania. Desta forma, reafirmamos nosso compromisso com a geração de emprego, renda e melhoria de vida no campo. Nossa luta pela diversificação econômica e pela redução do êxodo rural é diária. Mas temos a convicção que devagar se vai ao longe e será assim que mudaremos mentalidades e paradigmas de desenvolvimento, porque quando o campo produz, a cidade cresce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário