domingo, 11 de dezembro de 2011

Festa no campo



Por: EVERTON PEREIRA
Em: Butiá Noticias (09-10/12/2011)

Chegamos no último mês do ano. 2011 está quase acabando ou acabado. Com o final dos dias do ano, vem em nossas cabeças o retrospecto ou a retrospectiva - como a televisão gosta de dizer - de nossos atos e ações durante o ano que está com os dias contados. Particularmente para mim como Secretário de Agricultura e Proteção ao Meio Ambiente, foi um ano muito produtivo, ou melhor, um ano em que colhemos a produção das sementes que estamos semeando desde 2009 - ano em que assumi o cargo de Secretário nesta pasta. Uma avaliação positiva do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário, uma de nossas ferramentas de participação popular em nossa gestão popular e participativa, nos deu e dá mais ânimo para continuar no caminho do que julgamos o mais certo ou menos errado, dirão alguns. Na última rodada da Gestão Participativa SMAMA onde percorremos as associações de moradores do interior, também a avaliação do trabalho de nossa administração foi positiva e o que é melhor, os “erros” e “falhas” que ainda persistem, são compreendidos pelos produtores e produtoras rurais. Isto porque atingimos um grau de cumplicidade e diálogo com a população rural jamais alcançado e nosso homem do campo sabe hoje, que se as coisas não estão melhores, é porque não têm como – mas que estamos sempre trabalhando para que elas melhorem. Não vendemos sonhos. Não fizemos falsas promessas. Jogamos limpo com os produtores e produtoras e eles sabem disso. Conquistamos a confiança daqueles que colocam a comida em nossas mesas.

Estamos chegando ao fim de mais um ano como já escrevi. E hoje, diferente de quando eu era guri e havia uma única festa que anunciava que o fim do ano estava próximo - que era a Festa de Santa Bárbara - temos uma outra festividade. Uma festa que já é marca registrada em nosso calendário, a Festa Rural. Quando ela chega, é porque logo ali vem o Natal e depois o Fim de Ano. É porque as casas já estão decoradas com luzes e arranjos natalinos. Uma festa rural como o próprio nome já diz. Uma festa rural como era o Natal primitivo que reverenciava o nascimento do Deus Sol e início das colheitas. Uma festa rural que para um Secretário de Agricultura e para um governo que tem no setor primário uma estratégia de desenvolvimento sócio-econômico é um orgulho. Uma Festa Rural que colou! Que deu certo graças ao empenho de toda uma comunidade. Uma não, três: Cerro do Clemente, Passo da Estiva e Passo dos Carros. As chamadas “Três Localidades”. Uma Festa que além de entreter e divertir garante renda extra aos pequenos pecuaristas e coloca nossa carne de cordeiro na vitrine da região e por isso é estratégica do ponto de vista econômico para nosso município.

E será nesta 7ª Festa Rural deste ano que vamos, junto como toda a comunidade da AMTREL festejar, que vamos encerrar mais um ano de bons resultados para não só o governo nas questões vinculadas ao setor rural, mas para toda a comunidade do nosso interior. No momento em que estaremos festejando a sétima edição do evento, vamos também realizar a entrega da 2ª Etapa do Programa Municipal de Repasse de Carneiros. Entregar aos produtores de uva, panelas próprias para a confecção de suco, o que possibilitará o aumento da produção. E ainda, estaremos entregando aos produtores mais uma retroescavadeira para compor a Patrulha Agrícola, que através da parceria do Governo Municipal com o Governo Federal com a ajuda do Deputado Pepe Vargas do PT, fomentará o desenvolvimento da pecuária, da irrigação e da piscicultura butiaense. Tudo isso são fatos e contra fatos, não há meias verdades capaz de se sobrepor. Uma boa festa a todas e a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário