domingo, 2 de outubro de 2011

Irmão Sol, Irmã Lua


Por: EVERTON PEREIRA
Em: Butiá Notícias (30/09 - 01/10/2011)

Na próxima terça-feira, 04 de outubro, os católicos comemoram o dia de São Francisco de Assis, um dos santos mais cultuados do cristianismo. Francisco nasceu na cidade italiana de Assis no ano de 1182. Era filho de uma rica família de comerciantes da região e assim como outros líderes religiosos cristãos e nãos cristãos, optou pela pobreza e pela vida contemplativa em detrimento do conforto e dos prazeres da riqueza material. Tão logo ficou famoso por sua atitude radical para uma época em que o capitalismo e a burguesia iniciavam seu apogeu, teve muitos seguidores por pregar um retorno ao cristianismo primitivo – a base teológica dos ensinamentos de Jesus. Clara d’Offreducci, também de Assis foi uma das primeiras a seguir Francisco. Assim como ele, ela também vinha de uma família rica, de nobres, e deixou tudo para se dedicar a vida religiosa. São Francisco morreu em 1226 e Santa Clara, que fundou o ramo feminino da Ordem Franciscana, em 1253. Mas apesar da aparente distância cronológica, a mensagem dos dois permanece cada vez mais atual e relevante.

Para alguns pode parecer não haver lugar para os ensinamentos de Francisco em uma época que é justamente o avesso de tudo o que o Santo de Assis pregava. O culto ao consumo, ao ter, a ostentação e o desrespeito com a natureza são marcas de nossos dias. Como cegos procurando a luz na imensidão do paraíso, buscamos a paz e a harmonia onde elas menos estão. Clara e Francisco pregavam a humildade, o desapego e o amor a natureza como forma de encontrar a verdadeira felicidade. Uma felicidade que não tem condicionantes, que está sempre presente como o Deus que eles reverenciavam. Um Deus que está em tudo e em todos. Que se manifesta na pobreza, nos animais, em toda sua Criação. É de São Francisco, para mim, um dos mais belos textos religiosos de todos os tempos. Chama-se o Cântico das Criaturas, nele ele expressa todo seu amor a Deus e nele reconhece esta presença do Criador em todas Suas criaturas. Em uma parte, do Cântico, Francisco disse o seguinte: “Louvado sejas, ó meu Senhor, pela irmã Lua e as Estrelas. No céu as acendeste, claras, e preciosas e belas. Louvado sejas, ó meu Senhor, pelo irmão Vento e pelo Ar, e Nuvens, e Sereno, e todo o tempo, por quem dás às tuas criaturas o sustento. Louvado sejas, ó meu Senhor, pela irmã Água, que é tão útil e humilde, e preciosa e casta. Louvado sejas, ó meu Senhor, pelo irmão Fogo, pelo qual alumias a noite: e ele é belo, e jucundo, e robusto e forte. Louvado sejas, ó meu Senhor, pela nossa irmã a mãe Terra, que nos sustenta e governa, e produz variados frutos, com flores coloridas, e verduras”.

Mais do que santos católicos, Francisco e Clara, o Irmão Sol e a Irmã Lua, são exemplos de ética e respeito para com a natureza e para com o próximo, principalmente os mais pobres. Trazem uma mensagem que pode ser meditada e vivenciada por religiosos e por não religiosos. Uma mensagem de tolerância, de amor e de profunda união entre o homem e a natureza, local onde Deus “se esconde”. Em um mundo tão corrido, que dá tanto valor ao ter e não ao ser, é importante pensar pelo menos por alguns instantes nas palavras de Clara e Francisco.

Um comentário:

  1. Dei uma olhada em suas postagens!! É isso que dá a gente começar...depois não dá mais para parar...pois escrever vira uma cachaça. É mto bom levar a informação variada para nossos leitores. Parabéns pelo teu SITE/BLOG. Abraços!!

    ResponderExcluir